O prestigiado FICE 2024, Festival Internacional de Cinema Estudantil, irá exibir o filme “Thauma Tropes, levando a criatividade e expressão dos alunos às telas mexicanas
O curta-metragem “Thauma Tropes”, criado, roteirizado e dirigido pelos alunos do Year 10 da RED HOUSE, tem presença garantida no Festival Internacional de Cinema Estudantil (FICE) da Universidad de Monterrey (UDEM), no México. Esta edição do festival, que reúne 138 filmes de 11 países, selecionou o filme dos jovens cineastas para a mostra competitiva internacional, um feito que destaca o talento e a dedicação dos alunos.
Guiados pelo professor Filipe Vianna durante a matéria de Film, a turma do Campus Perdizes embarcou em uma jornada de aprendizado e criatividade, explorando a história do cinema e experimentando antigos objetos de animação, como o Thaumatrope, brinquedo popular na era vitoriana, que consiste em um disco com uma imagem em cada lado preso por dois pedaços de barbante, que inspirou o conceito do curta. “Os alunos realmente se dedicaram, resolveram problemas e conseguiram chegar ao final das filmagens. Foi muito gratificante ver como reagiram com responsabilidade e profissionalismo ao longo de todo o projeto”, explica Vianna.
Dirigido pelos alunos Nicholas R., Hector M., Rodrigo A,, Duda D., Caroline L., Alicia M. e João Pedro M., o projeto nasceu durante a aula de Film, como um exercício de expressão pessoal e coletiva, no qual cada aluno contribuiu com uma narrativa visual única, inspirada pelo poema “Traduzir-se” de Ferreira Gullar. Para Vianna, “o resultado final é uma coleção de poemas e experimentações visuais que representam muito bem as aspirações, receios e sentimentos de alunos que estão prestes a embarcarem em uma aventura acadêmica, e de amadurecimento diante dessa passagem da adolescência para a vida adulta.”
A obra foi exibida na Cineteca de Nuevo León, com transmissão on-line no canal oficial do FICE UDEM no YouTube.