RED HOUSE promove palestra com o maior especialista em bilinguismo do Brasil
O PhD Marcello Marcelino falou sobre as principais dúvidas das famílias a respeito do tema em evento exclusivo
Na última edição do evento RedEd Coffee Talk, que promove palestras presenciais e online para a comunidade escolar da RED HOUSE, o tema foi bilinguismo. Realizada no dia 27 de setembro, a palestra foi ministrada pelo PhD Marcello Marcelino, um dos maiores especialistas em bilinguismo do Brasil, que também é consultor da RED HOUSE e foi responsável pela criação do programa de desenvolvimento linguístico da escola.
Com o tema “Bilinguismo: o que as famílias querem saber”, Marcello abordou as principais e mais comuns dúvidas que os pais costumam ter sobre a educação bilíngue, como o processo de alfabetização em dois idiomas, o uso de inglês em casa, seu desenvolvimento acadêmico etc. “Um aluno bilíngue vai desenvolver dois sistemas linguísticos que interagem dentro de um único repertório linguístico. Então o aluno bilíngue tem mais possibilidades: mais acesso lexical, mais acesso ao vocabulário, mais acesso à estrutura, a diferentes sons etc.”, afirmou ele.
“É comum a criança não falar inglês em casa se sua família for brasileira e, mesmo sem querer, achar que o lugar de falar inglês é na escola, enquanto em casa é para falar português. Mas já tivemos casos de pais que reclamavam que seus filhos não estavam falando inglês, até que viajaram de férias para os Estados Unidos e se surpreenderam com o nível do idioma das crianças, com sua conversação”, contou Marcello. “O aluno percebe quando faz sentido falar inglês, quando não é uma situação de exibição que possa deixá-lo desconfortável. Se ele estiver em um ambiente onde a maioria das pessoas fala inglês, ele vai trocar”, complementou Denise Lam, Diretora Pedagógica e Fundadora da RED HOUSE.
“Fazemos tudo com base em evidências científicas. Fora do Brasil, os estudos sobre alfabetização estão indo de vento em popa, enquanto aqui estão estagnados e parados há 50 anos. Nós reformulamos completamente o projeto de alfabetização e biletramento da RED HOUSE em função disso. Pode parecer que estamos indo na contramão do que se faz no Brasil, mas estamos alinhados com o que se faz no exterior e temos um processo de ponta”, explicou Marcello. Ao final da palestra, Marcello também respondeu ao vivo dúvidas dos pais.
Quem é Marcello Marcelino?
Pós-doutorado em Linguística pela New York University, Doutor em Linguística pela UNICAMP, Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela PUC-SP, Marcello atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Departamento de Letras.
Foi coordenador do curso de extensão “Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados” pela PUC-COGEAE. Atua como pesquisador na área de Linguística do Inglês e é coordenador do Grupo de Pesquisa Investigações Formais em Linguagem e Cognição, do CNPq.