Projeto do Ensino Médio na Amazônia ganha destaque na Exame
Experiência de voluntariado em Acajatuba conecta aprendizado acadêmico, responsabilidade social e protagonismo juvenil
O nosso projeto de Service Learning, que conecta educação e responsabilidade social desde os primeiros anos escolares, leva alunos da 1ª série do Ensino Médio a uma experiência de voluntariado na comunidade ribeirinha de Acajatuba, na Amazônia. A vivência de uma semana na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro ganhou exposição na Exame.
Durante a imersão em 2025, nossos alunos trabalharam no Projeto dos Quelônios do Rio Negro, uma iniciativa comunitária criada por moradores de Acajatuba e parceiros locais, voltada à conservação de espécies ameaçadas, como a tartaruga-da-Amazônia e o tracajá. As atividades envolvem o monitoramento de ninhos, a proteção de ovos, o cuidado com filhotes e ações de educação ambiental, sempre em diálogo com a comunidade local.
Mais do que a preservação da fauna, o projeto fortalece o protagonismo ribeirinho e valoriza os saberes tradicionais como parte essencial da conservação da biodiversidade amazônica. Para os alunos, a experiência ampliou o aprendizado acadêmico ao conectá-lo à responsabilidade social e à formação cidadã.
Ao destacar a iniciativa, a Exame ressaltou a importância de uma educação que vai além do conteúdo curricular e contribui para a formação de jovens conscientes, engajados e capazes de agir local e globalmente.
Confira a reportagem completa: Matéria Exame
